segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

FATOS HISTÓRICOS #2

O dia em que o Manchester City foi campeão europeu.

Era um sábado dia 26 de abril de 1969 e o árbitro da partida George McCabe encerrou a partida no estádio de Wembley para um público de 100 mil torcedores que assistiram a final da FA Cup.

Final de jogo: Manchester City 1 x 0 Leicester City 

Gol: Young

O único gol marcado na partida foi do atacante Young que garantiu o título para o City, seu 4° título de Copa da Inglaterra.

Com essa conquista o clube garantiu presença em uma tradicional competição a nível continental, a UEFA Cup Winners Cup, conhecida no Brasil como Recopa Europeia ou Copa dos Campeões de Copas Nacionais. 

Essa tradicional competição européia era a segunda no escalão de importância da UEFA, estando abaixo da Copa dos clubes campeões europeus (atual UEFA Champions League) 

Na edição 1969-70 reuniu clubes tradicionais como Schalke 04, Athletic Club de Bilbao, Olympique de Marselha, PSV e Roma.

O sistema de disputa era eliminatório e a competição começava com 33 participantes e após uma eliminatória de 2 clubes, formava o grupo de 32 equipes.

Essas equipes participaram da primeira fase com jogos de ida e volta e o primeiro adversário do Manchester City foi o Athletic Club de Bilbao, sendo a primeira partida na Espanha e a volta em Manchester.

Na Espanha o City empatou em 3x3 contra o Bilbao e na volta em Manchester venceu por 3x0 em Maine Road.

Na fase seguinte o adversário seria o Lierse SK da Bélgica, a primeira partida na Bélgica o City saiu na frente e venceu por 3x0 e quase decretando o caminho para a próxima fase, já o jogo de volta em Manchester o placar foi ainda mais elástico, terminando em 5x0 e um total de 8x0 no placar agregado.

Nas quartas de final o City encarou o time português do Acadêmica de Coimbra, passando para a Semi final com o agregado de 1x0 com Vitória em Manchester no estádio Maine Road. 

Na semifinal o clube de Manchester iria encarar o time alemão do Schalke 04, sendo a ida em gelsenkirchen e a volta em Manchester.

Na Alemanha o Schalke saiu na frente e venceu por 1x0, no jogo em Manchester o City deu show e venceu por 5x1 e assim avançando para a grande final em Viena na Áustria. 

O adversário do City seria o time polonês do Górnik Zabrze no estádio do Prater. Na final que foi comandada pelo árbitro Paul Schiller e com a presença de 7.968 torcedores, o Manchester City venceu a partida por 2x1 com gols de Young e Francis Lee e faturou a competição que seria a única em nível continental do City, assim completando uma era mágica do clube.

Na foto acima, uma arte com a presença dos jogadores e do treinador Joe Mercer, lenda do clube até os dias de hoje com a taça de campeão europeu.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

City é banido da Europa. E agora?

Era novembro de 2018, a revista alemã 'Der Spiegel' faz revelações que indicavam que o Manchester City estava inflando os valores dos patrocínios que o clube tinha com a Etihad Always.

Logo após essas revelações, alguns clubes da elite européia começaram a "pressionar" a UEFA que fizessem uma investigação contra o Manchester City, pois o clube estava infringindo o FFP e suas regras.

Logo após esse fato, o clube soltou uma nota na qual se colocava a disposição das investigações e que iria provar que era inocente e também aproveitou para informar que todos esses documentos foram obtidos de forma "ilegal" por meio de hackers que invadiram as contas de e-mail do clube.

A UEFA por meio de seu comitê começou as investigações de forma parcial, tendo vazado também que iria punir o clube antes mesmo de ter concluído o parecer técnico, o que foi duramente criticado por membros da diretoria do clube há algum tempo.

Ontem no dia 14 de fevereiro foi públicado a nota que informava o banimento do clube por 2 temporadas de qualquer competição a nível continental, e uma multa de 30 milhões de euros ao clube.

O que diz o Manchester City?

Logo o clube solta uma nota na qual se diz "desapontado" porém não surpreso, com todos os fatos divulgados. O clube também fez questão de dizer que colaborou com as investigações e pontuou que o julgamento foi parcial e que com os vazamentos, a punição seria aplicada antes mesmo de suas investigações começarem.

O que diz os jornais?

Que o clube além de ser proibido de disputar a Champions, também pode sofrer punições a nível nacional sendo possível uma perda de pontos, ou até mesmo rebaixamento.

O que o Manchester City planeja fazer em relação a isso? 

O clube vai levar isso ao CAS e vai pedir que qualquer punição seja retirada e absolvido de todas as acusações baseado no fato das "provas" terem sido obtidas de forma ilegal.

Caso o clube não consiga ser absolvido, vai levar o caso até a suprema corte na Suíça, saindo da esfera esportiva e indo para a esfera Civil.

E com isso todos os holofotes estariam dentro da UEFA, uma vez que a justiça teria que realizar uma investigação a fundo, podendo até ter que revelar segredos obscuros dessa entidade, que assim como FIFA e CONMEBOL não tem idoneidade e moral para punir o City uma vez que muitos clubes tem relações no mínimo "estranhas".

Opinião: acho que o City está correto em suas ações frente a esse caso, pois vai de uma vez por todas tocar nessa ferida. O clube dispõe de dinheiro e os melhores advogados para conseguir seus objetivos.

O mais irônico disso tudo é que no Brasil alguns clubes gastam o que não tem, e na própria Inglaterra clubes como Bury FC decretam falência devido a administrações irresponsáveis, e nada acontece aos responsáveis. Já o Manchester City investe nas comunidades locais, investe no Clube com o dinheiro que dispõe para isso e é punido por conta disso, já alguns clubes rivais invadem o sistema de Scout e pagam uma indenização ridícula e fica tudo bem.

Sabe qual o nome disso?

HIPOCRISIA


FATOS HISTÓRICOS #1

"Poucas vezes eu me senti tão mal em minha vida como naquele fim de semana. Depois de 19 anos sempre dando o melhor para marcar gols, eu finalmente fiz um que não gostaria de ter feito"

Essa foi a mensagem de Denis Law após a partida em Old Trafford, na qual foi decretada o rebaixamento do lado vermelho da cidade com um gol de Denis Law.

O ano era 1974 e o campeonato inglês de futebol tinha 22 times que disputaram o torneio, o Manchester United precisava vencer o penúltimo jogo da temporada para se manter na elite da competição, porém algo muito irônico veio a acontecer no estádio do rival.

Denis Law era ídolo do lado vermelho e viveu o auge de sua carreira.Lá tornou-se uma das lendas do time, conquistando a FA Cup, duas First Division (atual Premier League), a European Cup (atual Uefa Champions League) e a Bola de Ouro em 1964, como melhor jogador europeu. Em 11 anos de United, marcou 237 vezes em 404 partidas, sendo até hoje o terceiro maior artilheiro do clube, ficando atrás de Bobby Charlton (249 gols) e Wayne Rooney (245 gols).

Para se ter ideia da adoração do United por Law, ele foi imortalizado em uma estátua ao lado de George Best e Bobby Charlton, a frente do Old Trafford.

No exato minuto 82 Francis Lee chutou cruzado e Law desviou de calcanhar para marcar o único tento da partida diante do rival em sua própria casa.

Resultado final da partida: Manchester United 0 x 1 Manchester City 

Esse foi o dia no qual o City rebaixou seu maior rival para as trevas da segunda divisão.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

"No one like us"

Muitos torcedores e fãs do futebol inglês que acompanharam o filme hooligans, que retratam os embates fora de campo entre torcedores rivais na terra da rainha irão associar essa frase a torcida do Millwall, que em português significa " Ninguém gosta de nós", e que adotou essa frase nas arquibancadas do famoso estádio The Den.
Porém essa mesma frase pode se utilizada pelos torcedores do City atualmente, e a razão passa longe do Hooliganismo, na verdade a frase é bem oportuna e pode ser usada por outro contexto.
O Manchester City atravessava um momento de estabilidade na Premier League no meio da década passada, o time frequentava a parte intermediária da tabela e dificilmente conseguia chegar nas competições domésticas dentro do país, então acontece à venda do clube e ele é comprado pelo Sheik Mansour. Com isso o time recebeu altos investimentos do seu novo proprietário, que trouxeram contratações de peso como Robinho, Tevez, Adebayor, Yaya Toure e companhia ao clube.
Com todas essas contratações e títulos conquistados desde então e a consolidação do clube como um clube vencedor no contexto do futebol inglês trouxeram ódio, ciúmes e o sentimento de inveja dos torcedores rivais, tal como aconteceu com o Chelsea anos atrás, só que hoje o clube da vez é o Manchester City.
Recentemente eu tenho visto muitos comentários e mensagens de torcedores Citizens que constataram que muitos não gostam do City e que eles se manifestam justamente quando o clube fracassa ou perde uma partida seja em qualquer competição e isso normalmente sempre é atrelada à ironias e mensagens fazendo referência ao dinheiro gasto pelo clube no mercado de transferências, ou até mesmo sobre o proprietário do clube.
Todos esses haters, podemos chamar assim, não apareciam com frequência durante os últimos 2 anos devido ao sucesso impecável dentro do cenário inglês, e nessa temporada infelizmente o time não tem feito uma campanha regular para disputar o título inglês frente ao rival, porém mesmo que o clube venha a ganhar tudo que disputar, ou até mesmo quebrar inúmeros recordes, os haters sempre diminuíram os feitos do clube, dos jogadores e principalmente do treinador, que também é amado e odiado pelo mundo, toda essa combinação resulta em um sentimento de ódio e perseguição ao clube (sentido de diminuir a instituição).
Por esse motivo eu já me sentia assim faz algum tempo, e muitas páginas fazem questão de aguardar o tropeço azul para soltar a frangas nas redes sociais, e eu como torcedor e amante do futebol até posso compreender, pois isso também faz parte do futebol, todo time campeão gera ciúmes, gera dor de cotovelo, porém me parece que quando se trata do Manchester City, as coisas são potencializadas.
O que nos resta é utilizar isso como motivação, para quando mais uma vez triunfarmos, nós como torcedores lembremos de todas essas figuras. É isso, ninguém gosta de nós e eu também não me importo.

Come on Citizens



Manchester City e suas relações na UEFA Champions League.

O Manchester City vai começar sua caminhada nas oitavas de final, e de cara vai encarar o maior campeão do torneio e sempre perigoso Real Madrid, sendo o primeiro encontro na capital espanhola no dia 26 de fevereiro às 17:00 horário de Brasília.

Porém nem sempre tivemos essas oportunidades e por essa razão quase não conhecemos o adversário, embora essas equipes já tenham se enfrentado recentemente e é fato que o City ainda engatinha nessa competição conforme o próprio treinador Pep Guardiola já disse algumas vezes.

Então como começou essa história? Como foram todas as campanhas até essa edição nos anos anteriores e o que esperar do City nessa edição? Falaremos dessa relação a seguir e tentaremos explicar aos torcedores que ganhar casca e sempre participar é o que falta para vencer na Europa. 
Na temporada 1968-69 os azuis de Manchester participaram pela primeira vez da competição, a expectativa era grande já que o clube era o atual campeão inglês e disputaria essa competição com o objetivo de realizar o mesmo feito que seu rival na temporada anterior. Porém o adversário na primeira fase ( Fenerbahçe) se mostrou muito duro e venceu no agregado das duas partidas pelo placar de 2-1 tendo deixado os azuis para trás e seguindo em frente na competição com uma vitória em Manchester no antigo estádio Maine Road. Após essa participação o clube caiu em declínio financeiro e técnico devido a péssimas administrações da diretoria que tomou muitas decisões equivocadas. 

Após todo esse período e com a compra do clube pelo Sheik Mansour e com altos investimentos na equipe o City voltou a disputar essa competição em 14 de setembro de 2011, após 46 anos da sua primeira e única participação nessa competição, o adversário seria o Napoli da Itália no Etihad e o jogo terminou em 1-1. 

Na mesma temporada o City conseguiu um total de 10 pontos na fase de grupos que contava com Napoli(ITA), Bayern(GER) e o Villareal(ESP), sendo insuficientes para chegar até as oitavas de final.
Na temporada 2012-13 o time faz uma campanha patética ao terminar na lanterna do grupo que tinha Real Madrid, Borussia Dortmund e Ajax sem vencer ao menos uma partida.

Na temporada 2013-14 o City tem um pouco mais de sorte no sorteio e cai em um grupo com Bayern, Viktoria Plzeñ e CSKA Moscou.
O City consegue a classificação em segundo no grupo e vai as oitavas pela primeira vez na história, para enfrentar o Barcelona de Lionel Messi .
No duelo contra os espanhóis o City é eliminado no placar agregado de 4-1 e da adeus a competição continental.

Na temporada 2014-15 o City cai no grupo com Bayern, CSKA e Roma e consegue chegar até as oitavas enfrentando o Barcelona mais uma vez, e infelizmente foi eliminado de novo com o agregado de 3-1 em favor dos espanhóis. 

Temporada 2015-16 foi um ano que vai ficar marcado por ser a melhor campanha do clube na competição, chegando até a semi final e parando no campeão Real Madrid, adversário nas oitavas dessa temporada. No grupo do City tinha os seguintes adversários (Juventus, Sevilla e Borussia Monchengladbach), ficando em 1° no grupo e tendo o Dínamo Kiev como oponente nas oitavas e o PSG nas quartas tendo parado nas semis contra o Real no placar agregado de 1-0, sendo que o City jogou para não perder e teve medo do adversário nas duas partidas.

Na temporada seguinte em 2016-17 o City teve os seguintes adversários na fase de grupos (Barcelona, Borussia Monchengladbach e Celtic), tendo se classificado em 2° lugar no grupo.
Na fase de oitavas o City foi eliminado para o Mônaco no placar agregado de 6-6 tendo pesado contra os 3 gols sofridos em Manchester na partida de ida e por isso o time do principado avançou para as quartas.

Na temporada 2017-18 o City teve em seu grupo os seguintes adversários ( Shakhtar Donetsk, Napoli e Feyenoord) e tendo se classificado em 1° para enfrentar nas oitavas o Basel, e posterior Liverpool nas quartas de final dessa edição sendo eliminado no placar agregado em 5-1 para o rival.
Na temporada 2018-19 o City teve em seu grupo o Lyon, Hoffenheim e Shakhtar Donetsk, tendo se classificado em 1° no grupo e passado pelo Schalke nas oitavas de finais.
Na fase seguinte o City é eliminado pelo Tottenham no placar agregado de 4-4 em um jogo polêmico com gol de mão do atacante Llorente no segundo tempo na qual nos custou o avanço até as semi finais. 

Todas essas decepções recentes está muito ligada a problemas defensivos e as vezes parece que o City ainda não entendeu a mecânica dessa competição, que leva em consideração gol fora de casa ao invés de gols marcados em placares elásticos como um 4-3 em casa em detrimento de um placar magro. Alguns fatores como desempenho individual pesaram em algumas eliminações recentes assim como fatores de arbitragem e psicológicos. 

Nessa edição o City terá a oportunidade de duelar contra o maior campeão em uma edição na qual todos os times fortes estão em um nível parecido de desempenho coletivo e com alguns times em queda técnica como Barcelona e o Próprio Real Madrid, o problema disso tudo é que até mesmo o City faz uma temporada irregular e isso torna qualquer previsão impossível de se dar, os problemas da equipe são claros, e se a casa não for arrumada a chance de eliminação frente ao Real é grande, devido ao sistema defensivo hoje ser o maior problema, e também a falta de pontaria em cobranças de pênaltis e as vezes até mesmo na pequena área. 
Guardiola tem a missão de buscar a conquista uma vez que a liga já foi perdida em setembro do ano passado com desempenhos patéticos em alguns jogos.
Essa competição é eliminatória e já fomos eliminados em momentos marcantes de ápice técnico e tático e isso torna imprevisível qualquer análise anterior, e que esse amadurecimento do clube e da equipe como instituição nessa competição virão com o tempo e com a experiência de participações, essa temporada ainda temos condições porém o torcedor precisa entender que todos os melhores times disputam a Champions e que não vencer de imediato não significa um fracasso.

Come on Citizens 💙