O dia em que o Manchester City foi campeão europeu.
Final de jogo: Manchester City 1 x 0 Leicester City
Gol: Young
O único gol marcado na partida foi do atacante Young que garantiu o título para o City, seu 4° título de Copa da Inglaterra.
Com essa conquista o clube garantiu presença em uma tradicional competição a nível continental, a UEFA Cup Winners Cup, conhecida no Brasil como Recopa Europeia ou Copa dos Campeões de Copas Nacionais.
Essa tradicional competição européia era a segunda no escalão de importância da UEFA, estando abaixo da Copa dos clubes campeões europeus (atual UEFA Champions League)
Na edição 1969-70 reuniu clubes tradicionais como Schalke 04, Athletic Club de Bilbao, Olympique de Marselha, PSV e Roma.
O sistema de disputa era eliminatório e a competição começava com 33 participantes e após uma eliminatória de 2 clubes, formava o grupo de 32 equipes.
Essas equipes participaram da primeira fase com jogos de ida e volta e o primeiro adversário do Manchester City foi o Athletic Club de Bilbao, sendo a primeira partida na Espanha e a volta em Manchester.
Na Espanha o City empatou em 3x3 contra o Bilbao e na volta em Manchester venceu por 3x0 em Maine Road.
Na fase seguinte o adversário seria o Lierse SK da Bélgica, a primeira partida na Bélgica o City saiu na frente e venceu por 3x0 e quase decretando o caminho para a próxima fase, já o jogo de volta em Manchester o placar foi ainda mais elástico, terminando em 5x0 e um total de 8x0 no placar agregado.
Nas quartas de final o City encarou o time português do Acadêmica de Coimbra, passando para a Semi final com o agregado de 1x0 com Vitória em Manchester no estádio Maine Road.
Na semifinal o clube de Manchester iria encarar o time alemão do Schalke 04, sendo a ida em gelsenkirchen e a volta em Manchester.
Na Alemanha o Schalke saiu na frente e venceu por 1x0, no jogo em Manchester o City deu show e venceu por 5x1 e assim avançando para a grande final em Viena na Áustria.
O adversário do City seria o time polonês do Górnik Zabrze no estádio do Prater. Na final que foi comandada pelo árbitro Paul Schiller e com a presença de 7.968 torcedores, o Manchester City venceu a partida por 2x1 com gols de Young e Francis Lee e faturou a competição que seria a única em nível continental do City, assim completando uma era mágica do clube.
Na foto acima, uma arte com a presença dos jogadores e do treinador Joe Mercer, lenda do clube até os dias de hoje com a taça de campeão europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário