quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Manchester City e suas relações na UEFA Champions League.

O Manchester City vai começar sua caminhada nas oitavas de final, e de cara vai encarar o maior campeão do torneio e sempre perigoso Real Madrid, sendo o primeiro encontro na capital espanhola no dia 26 de fevereiro às 17:00 horário de Brasília.

Porém nem sempre tivemos essas oportunidades e por essa razão quase não conhecemos o adversário, embora essas equipes já tenham se enfrentado recentemente e é fato que o City ainda engatinha nessa competição conforme o próprio treinador Pep Guardiola já disse algumas vezes.

Então como começou essa história? Como foram todas as campanhas até essa edição nos anos anteriores e o que esperar do City nessa edição? Falaremos dessa relação a seguir e tentaremos explicar aos torcedores que ganhar casca e sempre participar é o que falta para vencer na Europa. 
Na temporada 1968-69 os azuis de Manchester participaram pela primeira vez da competição, a expectativa era grande já que o clube era o atual campeão inglês e disputaria essa competição com o objetivo de realizar o mesmo feito que seu rival na temporada anterior. Porém o adversário na primeira fase ( Fenerbahçe) se mostrou muito duro e venceu no agregado das duas partidas pelo placar de 2-1 tendo deixado os azuis para trás e seguindo em frente na competição com uma vitória em Manchester no antigo estádio Maine Road. Após essa participação o clube caiu em declínio financeiro e técnico devido a péssimas administrações da diretoria que tomou muitas decisões equivocadas. 

Após todo esse período e com a compra do clube pelo Sheik Mansour e com altos investimentos na equipe o City voltou a disputar essa competição em 14 de setembro de 2011, após 46 anos da sua primeira e única participação nessa competição, o adversário seria o Napoli da Itália no Etihad e o jogo terminou em 1-1. 

Na mesma temporada o City conseguiu um total de 10 pontos na fase de grupos que contava com Napoli(ITA), Bayern(GER) e o Villareal(ESP), sendo insuficientes para chegar até as oitavas de final.
Na temporada 2012-13 o time faz uma campanha patética ao terminar na lanterna do grupo que tinha Real Madrid, Borussia Dortmund e Ajax sem vencer ao menos uma partida.

Na temporada 2013-14 o City tem um pouco mais de sorte no sorteio e cai em um grupo com Bayern, Viktoria Plzeñ e CSKA Moscou.
O City consegue a classificação em segundo no grupo e vai as oitavas pela primeira vez na história, para enfrentar o Barcelona de Lionel Messi .
No duelo contra os espanhóis o City é eliminado no placar agregado de 4-1 e da adeus a competição continental.

Na temporada 2014-15 o City cai no grupo com Bayern, CSKA e Roma e consegue chegar até as oitavas enfrentando o Barcelona mais uma vez, e infelizmente foi eliminado de novo com o agregado de 3-1 em favor dos espanhóis. 

Temporada 2015-16 foi um ano que vai ficar marcado por ser a melhor campanha do clube na competição, chegando até a semi final e parando no campeão Real Madrid, adversário nas oitavas dessa temporada. No grupo do City tinha os seguintes adversários (Juventus, Sevilla e Borussia Monchengladbach), ficando em 1° no grupo e tendo o Dínamo Kiev como oponente nas oitavas e o PSG nas quartas tendo parado nas semis contra o Real no placar agregado de 1-0, sendo que o City jogou para não perder e teve medo do adversário nas duas partidas.

Na temporada seguinte em 2016-17 o City teve os seguintes adversários na fase de grupos (Barcelona, Borussia Monchengladbach e Celtic), tendo se classificado em 2° lugar no grupo.
Na fase de oitavas o City foi eliminado para o Mônaco no placar agregado de 6-6 tendo pesado contra os 3 gols sofridos em Manchester na partida de ida e por isso o time do principado avançou para as quartas.

Na temporada 2017-18 o City teve em seu grupo os seguintes adversários ( Shakhtar Donetsk, Napoli e Feyenoord) e tendo se classificado em 1° para enfrentar nas oitavas o Basel, e posterior Liverpool nas quartas de final dessa edição sendo eliminado no placar agregado em 5-1 para o rival.
Na temporada 2018-19 o City teve em seu grupo o Lyon, Hoffenheim e Shakhtar Donetsk, tendo se classificado em 1° no grupo e passado pelo Schalke nas oitavas de finais.
Na fase seguinte o City é eliminado pelo Tottenham no placar agregado de 4-4 em um jogo polêmico com gol de mão do atacante Llorente no segundo tempo na qual nos custou o avanço até as semi finais. 

Todas essas decepções recentes está muito ligada a problemas defensivos e as vezes parece que o City ainda não entendeu a mecânica dessa competição, que leva em consideração gol fora de casa ao invés de gols marcados em placares elásticos como um 4-3 em casa em detrimento de um placar magro. Alguns fatores como desempenho individual pesaram em algumas eliminações recentes assim como fatores de arbitragem e psicológicos. 

Nessa edição o City terá a oportunidade de duelar contra o maior campeão em uma edição na qual todos os times fortes estão em um nível parecido de desempenho coletivo e com alguns times em queda técnica como Barcelona e o Próprio Real Madrid, o problema disso tudo é que até mesmo o City faz uma temporada irregular e isso torna qualquer previsão impossível de se dar, os problemas da equipe são claros, e se a casa não for arrumada a chance de eliminação frente ao Real é grande, devido ao sistema defensivo hoje ser o maior problema, e também a falta de pontaria em cobranças de pênaltis e as vezes até mesmo na pequena área. 
Guardiola tem a missão de buscar a conquista uma vez que a liga já foi perdida em setembro do ano passado com desempenhos patéticos em alguns jogos.
Essa competição é eliminatória e já fomos eliminados em momentos marcantes de ápice técnico e tático e isso torna imprevisível qualquer análise anterior, e que esse amadurecimento do clube e da equipe como instituição nessa competição virão com o tempo e com a experiência de participações, essa temporada ainda temos condições porém o torcedor precisa entender que todos os melhores times disputam a Champions e que não vencer de imediato não significa um fracasso.

Come on Citizens 💙



Nenhum comentário:

Postar um comentário